sexta-feira, 26 de março de 2021

Limpar a Língua ajuda prevenção de doenças?

Limpeza da língua, ajuda na prevenção de doenças ? 

Neste momento histórico que estamos experenciando, uma crise sanitária sem precedentes,  todos de máscaras, álcool gel em todos os lugares, distanciamentos social, medo do espirro do outro, a higiene pessoal em foco,  preocupação, medo de pegar o corona,  limpar, raspar, escovar, a língua faz sentido ? 

Faz sentido escovar a língua com o dorso da escova? Com colheres de metal ? Com raspadores de plástico ? De Cobre ? De aço inoxidável ? Qual o melhor método de limpeza?  


Muitos especialistas da área de saúde, médicos, dentistas, nutrólogos, estomatologistas, consideram importante a higienização da língua para evitar que uma série de microrganismos, fungos, bactérias e vírus,  possam se acumular na sua superfície. A boca é a porta de entrada de tudo que esta dentro do corpo, pense nisso. ! 

"Higienizar a língua só traz vantagens, segundo Ricardo Schmitutz Jahn, cirurgião-dentista, membro da Câmara Técnica de Periodontia do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) e professor do curso de odontologia da Unisa (Universidade Santo Amaro)."
https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/02/05/modinha-ou-tem-sentido-limpar-a-lingua-traz-algum-beneficio-real-a-saude.htm

Escovamos os dentes todos os dias, três ou mais vezes ao dia, principalmente após as refeições, para tirar os restos de alimentos dos dentes, e resíduos que ficam entre os dentes com fio dental, se não forem removidos causam fermentação, mau hálito, cáries, inflamação nas gengivas. 
E quanto aos aparelhos, bom mesmo é o aço inoxidável com dupla superfície limpadora, que não provoca ânsia, faz uma limpeza profunda e eficaz, devolvendo o aspecto rosado à língua tirando toda saburra e os resíduos incrustados nas papilas. 
As escovas não foram feitas para limpar a língua e sim os dentes, por isso além de não limparem nada espalham a saburra com as bactérias na boca que estão sujeitas e serem engolidas e fermentadas no estomago, provocando azia, gastrite. 

Os limpadores de plástico, ineficientes, além de acumularem resíduos e bactérias neles mesmos, são descartáveis, provocam ânsia e não funcionam, jogar dinheiro fora. 

Os limpadores de cobre, oxidam e produzem uma substancia em sua superfície chamada zinabre, um aspecto esverdeado da oxidação do cobre, veneno !
 Esta substância é facilmente absorvida pelo nosso organismo, por ingestão ou mesmo contato com a pele, e é altamente tóxica, causando danos ao fígado, problemas dermatológicos e neurológicos.

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/cobre-%C3%A9-t%C3%B3xico.409069/



A limpeza da língua eficaz e introduzida como hábito de saúde é muito importante, o limpador de aço inoxidável ou raspador de língua de aço inoxidável é o mais indicado para essa pratica, não da ânsia de vômito, super higiênico, fácil de higienizar com álcool gel, não machuca a língua e limpa de verdade, não é enganação como pequenas cerdas no dorso de escovas de dentes, ou raspadores de plástico que espalham a saburra na sua boca e você acaba engolindo, e fermentando no seu estômago, te causando mau hálito ou gastrite. 


Como normalmente acordamos todos os dias após uma noite de sono? Boca seca, as bactérias e fermentação nos incomodam muito, que fazermos logo ao acordar ? Escovamos os dentes. 

O que poucas pessoas sabem é que depois da escovação, é um bom habito limpar a língua, para tirar a saburra.  

Saburra, é a própria sujeira que fica acumulada no dorso da língua, incrustada nas papilas linguais, que  se não forem removidas fermentam e produzem  gases a base de enxofre por isso a sensação de boca amarga, seca, fermentada. 
Trata-se de um acúmulo de restos de alimentos, proteínas, gorduras, células descamadas e, principalmente, bactérias. 
Essa saburra pode ter vários aspectos e cores diferentes, variando de manchas esbranquiçadas, passando por castanhas, esverdeadas e enegrecidas. 
A saburra é uma das mais comuns e principais causas do mau hálito. 
Língua com aspecto de ressecamento também pode indicar que algo não vai bem, em geral, por condições sistêmicas ou decorrentes de uso de algumas medicações que causam diminuição na produção de saliva. 
Uma língua saudável deve ter uma cor rosada, brilhante, com um aspecto aveludado discreto e superfície úmida. 

A cor da saburra no exame visual pelo médico, determina saúde ou doença no grau 0 lingua limpa saúde boa, no grau 5 língua suja doenças orgânicas. 


Branco: Uma língua branca é geralmente um sinal de desidratação e detritos preso dentro das papilas. 



Pode ser também por cuidados como escovar e limpar a língua regularmente ou até pelo hábito de fumar.



Preto: língua preta é o resultado de bactérias e detritos que se acumulam na superfície da língua.


Pode ser causado pelo abuso de tabaco e produtos químicos (por exemplo enxaguantes e antibióticos).

É muito desagradável à vista, porém geralmente pode ser removido apenas com cuidados de limpeza como boa escovação.

Vermelho: Mais uma vez, uma língua bem vermelha pode ser sinal de escarlatina ou doença de Kawasaki.

Marrom: É bem raro a língua adquirir essa cor, porém quando ocorre merece muita atenção, pois pode ser um sinal de melanoma - uma das formas mais mortais de câncer de pele.

Amarelo: O cigarro, febres e desidratação muitas vezes podem causar a coloração amarela na língua.

Em casos extremos, pode igualmente ser um sinal de doença hepática. 

Preste muita atenção ao que você está colocando em sua boca e se certifique de que você está limpando-a correta e regularmente. 

Conclusão: a língua não é apenas responsável por funções sonoras ou gustativas.

A aparência dela pode mostrar sinais de que há coisas sérias acontecendo em seu corpo. 

Dê uma olhada para dentro de sua boca agora - qual a aparência de sua língua?

Fonte : 

prof. Luis Figueiredo. Terapeuta Holístico - Quiropraxista 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua contribuição como comentário seja bem vindo!